As tendências econômicas para 2023

Confira as perspectivas econômicas para 2023

Novas tecnologias, modelos de negócios e mudanças demográficas estão transformando a economia global e alteram as perspectivas econômicas para o próximo ano.

A adoção da Internet está aumentando nas economias em desenvolvimento e os novos serviços on-line, tais como mercados on-line, serviços de compartilhamento e assistentes pessoais digitais, estão mudando a forma como as pessoas fazem compras, trabalham, viajam e vivem. Esse mundo conectado influenciam as perspectivas econômicas.

Estas mudanças terão um impacto duradouro nas empresas e consumidores em todo o mundo. Até 2023, as empresas precisam adaptar seus processos de planejamento estratégico para dar conta das mudanças nas condições econômicas e se preparar para as oportunidades que essas tendências apresentam.

Assim sendo, este texto destaca algumas dessas tendências; delineia o que isso significa para as empresas e consumidores; e fornece recomendações sobre como as empresas e consumidores devem responder agora para que estejam preparados quando essas tendências se acelerarem ainda mais.

Uma breve introdução às tendências econômicas

Diversas tendências econômicas estão atualmente em andamento. A seguir listamos cinco das mais importantes, observando como cada uma delas pode ter impacto sobre as empresas e os consumidores.

A taxa de crescimento econômico está diminuindo

O crescimento econômico global tem desacelerado desde 2011. Para 2022, espera-se que diminua ainda mais, ao ponto de atingir o índice de 2,9%, com a possibilidade de manutenção desse número em 2023.

O envelhecimento da população está desacelerando o crescimento em mercados-chave

Um declínio nas taxas de fertilidade e o aumento da longevidade em muitos países reduziram o tamanho das gerações mais jovens, causando um crescimento mais lento em mercados-chave, incluindo Japão, Índia, China e Europa.

Os gastos on-line estão aumentando

Os consumidores estão usando cada vez mais a Internet para fazer compras, e isto aumentou a demanda por infra-estrutura de comércio eletrônico.

A incerteza política está aumentando

As empresas enfrentarão uma incerteza crescente devido a um aumento do protecionismo, dos riscos geopolíticos e das crescentes ameaças à segurança cibernética.

O aumento das taxas de juros pressionará os lucros corporativos

Taxas de juros mais altas pressionarão os custos dos empréstimos e podem levar a uma queda nos lucros corporativos.

A ascensão dos negócios e plataformas digitais

A ascensão das plataformas e tecnologias digitais é uma das principais tendências que afetam a economia global.

Digitalização das empresas

Tradicionalmente, as empresas têm operado em um modelo centralizado e controlado de “hub and spoke”. Agora, muitas empresas estão se afastando deste modelo para se tornarem mais descentralizadas, digitalizadas e automatizadas, usando “efeitos de rede” para escalar seus negócios globalmente.

Digitalização dos consumidores

Os consumidores estão usando cada vez mais plataformas digitais e novas tecnologias, incluindo IA e Blockchain, para fazer transações com as empresas. Nos próximos cinco anos, tanto o número de usuários quanto a quantidade de tempo gasto em plataformas digitais deverão aumentar significativamente.

Mudança de Comportamento do Consumidor

A ascensão das plataformas digitais está mudando o comportamento dos consumidores de várias maneiras. Isto levará a mudanças no cenário competitivo, especialmente em certos setores.

Redução da frequência de compra

Os consumidores estão gastando menos para fazer compras. As compras on-line reduziram significativamente a frequência das viagens de compras dos consumidores.

Mudança de formatos de varejo

Para permanecerem competitivas, as lojas físicas estão adotando cada vez mais o modelo on-line e a abordagem de varejo omni-canal.

Mudando da propriedade para o acesso

Os consumidores estão usando cada vez mais serviços on-line e serviços “on-demand” para acessar bens e serviços.

Demanda crescente por produtos personalizados

Os consumidores exigem produtos personalizados, tais como itinerários de viagem personalizados, alimentação, investimentos e até mesmo cuidados com a saúde.

Automação e Robótica

Outra tendência importante que provavelmente se acelerará nos próximos cinco anos é a automação e a robótica.

Automação

A adoção de tecnologias de automação, como a IA e a robótica, está aumentando. É provável que isso aumente nos próximos cinco anos à medida que o custo dessas tecnologias diminua.

Robótica

A adoção de tecnologias robóticas também está aumentando. Nos próximos cinco anos, provavelmente veremos mais empresas adotando a robótica e tecnologias relacionadas para reduzir seus custos operacionais e melhorar a experiência do cliente.

Emprego e salários

Outro campo que vai demandar atenção é o de emprego e de salários. No final do dia, o maior impacto em suas finanças pessoais é definido por quanto dinheiro você está ganhando. Na medida em que a economia cresce e novas indústrias surgem, muitas vezes há uma demanda por novas habilidades que podem levar a salários mais altos.

Dessa maneira, se você estiver trabalhando atualmente em um campo onde a demanda é alta e a oferta de novos trabalhadores é escassa, é possível que você possa ganhar significativamente mais num futuro próximo.

Por outro lado, se você trabalha em um campo onde há muita oferta e não está acompanhando as últimas tendências, você também pode ver uma queda nos salários.

Habitação e bens imobiliários

O mercado imobiliário é uma parte importante de qualquer economia, mas também pode ter um grande impacto em suas finanças pessoais. Quanto mais pessoas estão comprando novas casas, mais demanda há por novas construções.

Isto, por sua vez, cria novos empregos e aumenta a demanda por materiais de construção chave e outros produtos relacionados. Do outro lado, quanto mais pessoas estão colocando suas casas à venda, mais oferta há no mercado.

Assim sendo, isto pode ter um impacto significativo nos preços das casas, assim como a quantidade de dinheiro que você pode precisar para obter uma hipoteca ou refinanciar seu empréstimo atual.

Bens de consumo e serviços

À medida que a economia cresce, as pessoas também tendem a gastar mais em bens e serviços, o que muitas vezes leva a uma maior concorrência entre as empresas. Isto pode levar a preços mais baixos para os consumidores, o que pode ter um grande impacto em suas finanças.

Desse modo, se você fizer uma compra grande, como um carro ou um projeto de melhoria da casa, você poderá conseguir um negócio melhor agora do que teria conseguido no passado.

Isto pode fazer uma grande diferença para seu bolso e pode ajudá-lo a ter melhores condições para uma compra maior.

Indicadores econômicos

Produto Interno Bruto (PIB)

O indicador mais importante de saúde e crescimento econômico, o PIB é o valor total dos bens e serviços produzidos pela economia. Espera-se que o PIB aumente 3% em 2022, e 2,2% em 2023. O PIB tem crescido a cada ano desde que atingiu um ponto baixo em 2009, durante a Grande Recessão.

Taxas de crescimento econômico

A taxa de crescimento global é determinada por mudanças na quantidade de bens e serviços produzidos, e não pelo preço desses bens e serviços. As taxas de crescimento do PIB são importantes porque representam a mudança no valor total dos bens e serviços produzidos pela economia durante um período de tempo específico.

Embora as taxas de crescimento do PIB sejam importantes por diversas razões, elas não são o único indicador de saúde econômica.

Crescimento do emprego

O aumento percentual do número de pessoas empregadas entre duas datas é chamado de taxa de crescimento do emprego. Números mais altos de emprego são um sinal de uma economia em crescimento e indicam que a economia tem mais empregos para preencher.

Desse modo, números mais altos de emprego também indicam que mais pessoas estão trabalhando, o que é um sinal positivo para a economia.

Lucros corporativos

Os lucros corporativos são o lucro líquido das empresas após a contabilização de todos os custos, tais como impostos, juros sobre dívidas e pagamentos aos acionistas através de dividendos.

Dessa forma, lucros corporativos mais elevados geralmente indicam que as empresas têm mais dinheiro para investir em outras atividades comerciais, contratar novos trabalhadores ou aumentar os salários dos trabalhadores.

Indicadores da Bolsa de Valores

Os indicadores do mercado de ações são indicadores econômicos que são usados para determinar a saúde geral do mercado de ações de um país.

Os preços mais altos das ações geralmente indicam que mais investidores estão interessados em investir em ações (o valor total das ações em circulação das empresas), o que geralmente leva a mais investimentos no mercado de ações.

Preços mais altos das ações geralmente são um sinal de uma economia saudável e de um forte investimento empresarial.

Conclusão

Este texto destaca algumas das principais tendências econômicas em andamento, incluindo o surgimento de negócios e plataformas digitais, mudanças no comportamento do consumidor, automação e robótica, e crescimento econômico e investimentos.

Estas tendências provavelmente terão um impacto duradouro sobre as empresas e consumidores, exigindo que as empresas adaptem seus processos de planejamento estratégico para dar conta das mudanças nas condições e se preparar para as oportunidades que estas tendências apresentam.

O atual ambiente econômico está sendo impulsionado por uma série de eventos, incluindo o aumento da incerteza global, e o aumento das preocupações com as guerras comerciais. O panorama econômico é uma previsão de como a economia se comportará durante o próximo ano ou por mais tempo.

Dessa maneira, esta visão geral da economia mais ampla permite identificar como seus negócios podem ser impactados por eventos atuais ou futuros (por exemplo, aumento das taxas de juros, guerras comerciais potenciais, desastres naturais).

É importante ter uma boa compreensão do ambiente econômico atual, bem como uma perspectiva econômica para o futuro. Isto lhe permitirá identificar como sua empresa pode ser impactada por eventos atuais ou futuros.

Facebook
Twitter
LinkedIn