investimentos sem imposto de renda

Confira 7 investimentos sem impostos de renda

Os investimentos sem impostos de renda podem ser bem atrativos para os investidores, afinal, esses rendimentos feitos nas aplicações não possuem tributação, ou seja, não é preciso descontar nenhum tipo de valor do dinheiro que você recebe ao investir, fazendo com que a rentabilidade seja líquida.

Mas nem sempre isso significa que eles podem ser mais vantajosos do que os investimentos que possuem cobrança de imposto de renda, como o tesouro direto ou CDB, que seguem uma tabela regressiva na hora de acertar as contas.

Mas, ainda assim é um fator a ser considerado ao escolher o tipo de investimento. O recomendado é sempre entender o seu perfil de investidor, e alinhar todas as escolhas e objetivos financeiros que possui.

Assim, você consegue destacar qual o valor deseja investir, qual o prazo, quanto de rentabilidade deseja e outras questões.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as opções de investimentos sem imposto de renda, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:

7 investimentos sem imposto de renda

1 – Letra de Crédito Imobiliário – LCI

A Letra de Crédito Imobiliário funciona como um título de investimento que é emitido pelos bancos como renda fixa.

O valor que você está deixando no banco é usado para financiar alguns projetos dentro do setor imobiliário, como construção de imóveis, galpões ou edifícios, por exemplo.

Além de ser um investimento sem imposto de renda, outro ponto interessante para observar é qual a remuneração que o título possui. Assim, é possível entender quais são as melhores possibilidades de perdas e ganhos que possui.

Os investimentos em Letra de Crédito Imobiliário possuem três maneiras de remuneração: híbrida, prefixada e pós-fixada. O LCI também é um investimento que traz garantia sobre o Fundo Garantidor de Créditos, o que significa que caso o órgão que emitiu o título vá à falência, é possível ter uma garantia do recebimento do valor investido.

Essa garantia é limitada a um valor de R$250 mil por CPF e por instituição financeira. Quando a data do resgate chegar sobre a LCI, você não vai precisar pagar nenhum tipo de tributo sobre os valores recebidos.

2 – Certificado de Recebível do Agronegócio – CRA

O Certificado de Recebível do Agronegócio é uma outra opção de investimento sem impostos de renda. Ele funciona de maneira parecida com o investimento que citamos anteriormente, mas os projetos são voltados para o agronegócio.

O certificado é emitido por empresas que compram as dívidas que as construtoras possuem e as transformam em papéis, oferecendo para que os investidores possam comprar no mercado. Esse investimento não possui cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.

3 – Poupança

Mesmo que o rendimento que a poupança oferece não seja tão vantajoso quando outros investimentos feitos em renda fixa, também é uma opção de investimentos sem impostos de renda.

Os juros da caderneta passam por um cálculo onde, caso a Taxa Selic esteja abaixo ou igual a 8,5% no ano, a poupança possui um rendimento de 70% sobre a Selic mais Taxa referente.

Caso a Taxa Selic esteja maior do que 8,5% no ano, a poupança rende 0,5% no mês sobre o valor que foi depositado mais a Taxa referente.

4 – Letra de Crédito do Agronegócio – LCA

A Letra de Crédito do Agronegócio também representa um título de investimento em renda fixa que é emitido pelos bancos. As regras são bem parecidas, possui cobertura FGC, possibilidade de escolher o tipo de remuneração e isenção do Imposto de Renda.

A grande diferença da Letra de Crédito do Agronegócio é que, o capital levantado por ela é voltado para financiar projetos do agronegócio, através de maquinários, expansão do comércio ou industrialização dos produtos.

Quando você investe na Letra de Crédito do Agronegócio, você está emprestando o seu dinheiro para os projetos do agronegócio, recebendo determinada quantia de volta em juros.

5 – Debêntures incentivadas

As debêntures incentivadas também são investimentos de renda fixa sem impostos de renda, usados para captar recursos para empresas que atuam na construção de ferrovias, rodovias e outras obras de infraestruturas.

Na prática, funciona da seguinte maneira: você empresta o seu dinheiro para as empresas privadas desse setor e depois de um prazo, o valor é devolvido com juros corrigidos.

Assim como acontece com outros investimentos desse tipo, ela também possui rendimentos híbridos, prefixados ou pós-fixados.

6 – Dividendos de ações de Fundos Imobiliários

Algumas modalidades de renda variável também podem ser isentas de impostos de renda, assim como os investimentos de renda fixa, como os Dividendos de ações de fundos imobiliários.

Os fundos imobiliários funcionam como fundos de investimentos comuns, onde um grupo de pessoas que estão interessadas em investir nessa modalidade, compram as cotas do fundo, ou seja, é um investimento de modalidade coletiva.

Um gestor fica responsável pelo fundo, para tomar as decisões de onde e como o dinheiro será aplicado dentro desse mercado.

A pessoa física que investe nos fundos imobiliários também está isenta dos impostos de renda sobre esses rendimentos, mas, é preciso que alguns critérios sejam seguidos para que isso seja uma realidade.

Primeiro, o fundo precisa ter pelo menos 50 cotistas, e o cotista precisa ter menos de 10% dessas cotas. As cotas precisam ser negociadas na Bolsa de Valores de forma exclusiva.

Essa é uma excelente opção de investimento para quem não deseja pagar imposto de renda sobre os rendimentos, e com isso, continuar investindo na modalidade de renda variável.

É importante lembrar que as vendas sobre cotas de fundos de investimentos imobiliários não estão livres do imposto de renda, e nessas situações, é preciso pagar 20% sobre o valor da transação.

7 – Certificado de Recebível Imobiliário – CRI

O Certificado de Recebíveis Imobiliários é muito utilizado como instrumento para captar recursos e financiar transações no mercado imobiliário, e são investimentos sem impostos de renda.

Quando você investe em Certificado de Recebíveis Imobiliários, você empresta seu dinheiro para que empresas construtoras possam construir prédios, galpões e muito mais, com a garantia de receber o valor investido com juros.

Assim como acontece com outros tipos de investimentos de renda fixa, os rendimentos dos Certificados de Recebíveis Imobiliários, por serem isentos do IR, possuem o valor da rentabilidade igual ao valor sobre o retorno do investimento feito. Mas, o CRI não conta com a cobertura do FGC, e esse ponto deve ser levado em consideração.

Por que esses investimentos são isentos do imposto de renda?

Assim como os investimentos sem impostos de renda são lucrativos, os investimentos com imposto de renda também podem ser. Essas aplicações possuem uma boa rentabilidade, além de não precisar perder nenhum valor pelo IR ou IOF.

Nesses investimentos sem impostos de renda, o que acontece é que essa modalidade possui objetivo de estimular o crescimento do aporte de recursos em algumas áreas que são consideradas estratégicas, principalmente para que o país possa se desenvolver melhor.

Esses investimentos sem impostos de renda estão relacionados às áreas de infraestrutura do país, como o setor imobiliário e também no agronegócio.

O que deve ser observado para escolher a melhor opção de investimento sem impostos de renda?

Ao escolher a melhor opção de investimentos sem impostos de renda, é primordial escolher aquela aplicação que esteja dentro do seu perfil de investidor. Além disso, manter a sua carteira diversificada também é importante, pois assim, você consegue ter uma garantia maior de segurança sobre as finanças.

Com isso, os investimentos sem impostos de renda podem ser bem interessantes, principalmente se você possui objetivo de resgatar esses valores em um prazo menor, de 180 dias, por exemplo.

Um tipo de investimento que não possui cobrança de impostos de renda não significa que seu rendimento é maior do que outros tipos de aplicações.

Justamente por isso, é interessante conhecer quais são as possibilidades e opções de investimento que possuem características parecidas, como liquidez, boa rentabilidade e qual o nível de risco, e então, colocar na balança para escolher a melhor opção.

O ideal é sempre fazer o cálculo sobre o retorno líquido que cada opção oferece, ou seja, naquelas que possuem imposto de renda, diminua o valor, assim como as taxas que você precisa pagar.

Com isso, acaba ficando mais fácil de entender qual opção vale mais a pena escolher, um investimento sem impostos de renda que tenha rendimentos atrativos para você.

Quais investimentos rendem mais: com imposto de renda ou sem?

Mesmo que essa pergunta seja complexa, a resposta dela é bem simples: depende do seu perfil de investidor, do investimento e quais são os objetivos para o dinheiro que foi aplicado.

Os fundos imobiliários e fundos de ações são opções que possuem grande rentabilidade, mas que o risco também deve ser levado em consideração pelos investidores.

Outro ponto importante para avaliar é que as aplicações de renda variável, onde os resultados são melhores, geralmente não possuem garantia.

Com isso, o investidor que está escolhendo onde vai aplicar o seu capital precisa entender sobre a rentabilidade, que pode ser maior ou menor, e o imposto de renda pode não fazer tanta diferença nesse sentido.

O ideal é sempre saber qual o seu perfil de investidor, e colocar no papel quais são os planos com o dinheiro que será investido, para então, conseguir escolher dentre as melhores opções e conseguir alcançar seus objetivos.

Se quiser saber mais, entre em contato conosco, acesse o site e veja como podemos te ajudar a investir da melhor maneira possível e com segurança!

Facebook
Twitter
LinkedIn